Sopo

O ramal de Sopo do Caminho de S. Tiago da Costa 

Propósito

No âmbito do crescente interesse que o fenómeno das Peregrinações tem gerado e em particular, as Peregrinações ao sepulcro do Apóstolo S. Tiago, achou por bem o Movimento Caminho Peregrinos efectuar esta divulgação às entidades locais, bem como aos diversos interessados, do Ramal de Sopo do Caminho de S. Tiago da Costa, este caminho tem início na Igreja Matriz de S. Tiago de Sopo até Loivo, onde entronca com o Caminho da Costa, num percurso de aproximadamente 8 Kms.

Figura 1: Igreja Matriz de S. Tiago de SOPO, ponto inicial do Ramal de SOPO

Introdução
Os Caminhos de S. Tiago são os Itinerários percorridos pelos Peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela desde o Século IX, data do achado das Relíquias do Apóstolo de Cristo.
Estes caminhos atingiram o seu máximo esplendor nos séculos XI e XII, e nas últimas 3 décadas voltou a ganhar protagonismo, convertendo-se num Itinerário Espiritual e Cultural, foi declarado primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987, Património da Humanidade em Espanha (1993) e França (1998).
Existem diversos Caminhos de S. Tiago, da Europa entroncam geralmente no Caminho Francês. Existem ainda a Via da Prata, o Caminho Português, o Caminho Primitivo, do Norte e Inglês.
No caminho Português existem diversas variantes, uma delas é o Caminho Português da Costa, que desde a Foz do Douro segue para Norte sempre junto à costa, e em Caminha pode seguir a direcção de Vila Nova de Cerveira até Valença onde entronca com o denominado “Caminho Central”, é neste caminho que o Ramal de Sopo entronca em Loivo.

Figura 2 : Catedral de Santiago de Compostela, meta do Ramal de SOPO

O Movimento Caminhos Peregrinos

É um Movimento Associativo Católico de Leigos com experiências de Peregrinação a Santuários Católicos como Fátima, S. Tiago de Compostela entre outros, que pretende divulgar os tradicionais Caminhos de Peregrinação, alternativos às estradas nacionais, de modo a proporcionar segurança e o fruir da Natureza pelos Caminhos Rurais aos Peregrinos.
Tem no seu historial a organização de Caminhadas, Ciclos de Conferências, remarcação de Caminhos de Peregrinação, ajuda aos Peregrinos através da Distribuição das Credenciais do Peregrino e reuniões de preparação e participação em colóquios sobre a temática das Peregrinações. É ainda responsável pela manutenção do sítio Internet do Movimento Caminhos Peregrinos, que proporciona diversas informações úteis neste âmbito.
Com base nesta divulgação foi organizada uma Peregrinação, com inicio na Igreja Matriz de Sopo no dia 9 de Junho do ano de 2013.A proposta do Ramal surge depois de um trabalho de prospecção no terreno, na procura de sinais do Caminho, como alminhas, cruzeiros, pontes ou outros sinais históricos.

Figura 3: Conferência por Dr. José António Falcão na Igreja de Santo Eugénio em Lisboa

O Ramal de SOPO do Caminho de S. Tiago da Costa

O Ramal tem início na Igreja Matriz de S. Tiago de SOPO, cujo orago principal é S. Tiago Maior.
Anualmente têm lugar festas em honra de S. Tiago Maior nesta localidade, e como é sabido, onde existem Igrejas tendo como orago S. Tiago, nessas localidades passava um Caminho a S. Tiago, neste caso também aqui em SOPO passava um caminho de S. Tiago proveniente de Covas, conforme tivemos oportunidade de confirmar com o Conde de Almada (responsável pela Marcação do Caminho da Rainha Santa a S. Tiago) e de ler na monografia da Freguesia de Sopo:
“A Freguesia de SOPO, cujo orago é S. Tiago Maior, foi um dos locais de passagem dos Peregrinos, que de todos os quadrantes demandavam Santiago de Compostela. Estes provinham dos roteiros que passavam por Covas e Arga de S. João, afluindo ao lugar de Espinhosa - Capela de Santo André, (existe o caminho de S. André), e daqui seguiam os itinerários de Gondarém - Quinta do Outeiral, e de Loivo, pela Bagoada - Senhora da Pena e Convento de S. Paio.
O brasão jacobeu em granito do Séc. XVIII, com os símbolos de S. Tiago situado no cunhal da torre da Igreja, ângulo sudoeste, é um dos elementos que vem favorecer e confirmar a passagem dos Peregrinos por estas paragens."

Figura 4: Exemplo de Cartaz das festas de S. Tiago de SOPO

Seguidamente descemos o escadório, e encontramos uma Alminha, e virando à esquerda já na calçada que liga France a Sopo, percorremos cerca de 50 metros, e tomando a direcção do lugar da Costa, viramos novamente à esquerda.
A partir deste momento tomamos o Caminho dos “Moinhos” de água, que nos levará depois de passarmos por umas alminhas e um cruzeiro a Sopo de Cima, ou mais precisamente, o lugar do Ameal.
De referir a beleza bucólica deste local, em que apenas se ouvem os passarinhos e a água a correr pelas cascatas, que alimentavam no passado as mós de diversos moinhos ainda existentes junto ao Caminho.

Figura 5: Cascata na zona dos Moinhos

Figura 6: Caminho dos Moinhos

Neste lugar (Ameal), viramos à direita para o centro de Aldeia, onde vamos novamente encontrar umas alminhas.

Figura 7: Casario em Aldeia

De seguida passados 50 metros encontramos a belíssima quinta de S. Tiago e logo de seguida a Capela de São Gregório.


Figura 8: Quinta de S. Tiago em SOPO de Cima

Figura 9: Capela de São Gregório

Continuando sempre a subir, encontraremos a estrada que liga Covas a Sopo, e virando à esquerda iremos percorrê-la durante aproximadamente 50, virando à direita, onde diz Bouça ou Curros. No fim da subida à direita encontramos mais umas alminhas numa parede de uma casa de pedra.

Figura10: Alminhas em Bouça

Ultrapassado este lugar iremos novamente entrar em belos caminhos campestres, e passado cerca de 1 Km, chegamos à Espinhosa, onde existem umas alminhas num muro de uma casa à direita do Caminho.

Figura 11: Alminhas na Espinhosa

Seguindo sempre em frente até à capela de Santo André viramos à direita, na direcção do lugar das Chães, onde encontramos um novo cruzeiro, descemos a rua até encontrar novo cruzamento, em que viramos à direita e passados alguns metros encontramos mais umas alminhas num muro de uma casa.

Figura 12: Alminhas nas Chães

Seguindo sempre em frente, viramos à esquerda no cruzamento seguinte, e passados 50 metros aproximadamente entre muros divisórios, virámos à direita e entramos num caminho rural, de bonitas vistas sobre o Rio Minho que nos levará a Baguada.

Figura 13: Vista do Caminho entre Chães e Baguada

Passamos na Capela da Senhora da Pena, de seguida passamos numas alminhas, e virando à esquerda passamos numa fonte, sempre a descer vamos dar à estrada que liga Sopo a Vila Nova de Cerveira, entre Mata Velha e Mangoeiro, que atravessamos e continuamos a descer até Loivo seguindo a estrada local até encontrar a sinalização do Caminho de S. Tiago da Costa.

Figura 14: Capela de Nossa Senhora da Pena em Bagoada

Uma vez no Caminho de S. Tiago da costa tomamos a direcção que indicam as setas e passados poucos Kms chegamos à bonita Vila Nova de Cerveira.

Figura 15: A sede Concelhia - Vila Nova de Cerveira

De referir que o ramal de SOPO já se encontra georreferenciado através de GPS no sítio GPISIES.


Conclusão
A divulgação do Ramal de Sopo vem devolver aos Peregrinos da região de Sopo o Caminho de S. Tiago e é uma forma de unir as diversas terras atravessadas no Concelho de Vila Nova de Cerveira.




Sem comentários:

Enviar um comentário