Actividades a pé e BTT

Foram muitas as boas bases que nos levam a gostar de caminhadas e de passeios ao ar livre, seguem alguns exemplos que nos marcaram:

Pelo anos de 1988-89 participámos na actividade de Verão do Centro Social Paroquial da Paróquia de Santo Eugénio em Lisboa, ficando alojados em São Pedro de Sintra, na casa da Fundação Cardeal Cerejeira, e efectuando diversas actividades como Caminhadas e caças ao Tesouro na Serra de Sintra, inesquecível o banho colorido proporcionado pelas nossas educadoras onde a água do chuveiro saía de diversas cores:)

Pelos anos de 1993 a 1996, os Verões no Vale do Massueime na Beira Alta, com os passeios à Peralva e ao Regato para rega das Hortas.

No ano de 1997 participámos na actividade do Desporto Escolar da Escola Secundária nº3 dos Olivais realizada no Gerês, organizada pelos Professores Luís Duarte e Isabel Bettencourt, onde efectuámos escalada, BTT, canyoning entre outros, foram dias inesquecíveis onde efectuámos por exemplo a subida pela mítica Fenda da Calcedónia e descida por escalada, conhecemos também as Termas do Rio Caldo.

No ano seguinte, 1998, participámos na mesma actividade anual do Desporto Escolar, desta vez em Cabanas de Tavira, onde efectuámos diversas actividades como Orientação, BTT entre outros.

Pelo ano de 1999 e seguintes tomámos contacto através de amigos com a vertente cross country do B.T.T. em trilhos mais técnicos de Monsanto, Sintra, serras da região de Alenquer com o Grupo BTT da Sociedade Filarmónica Olhalvense, zona do Vale do Rio Côa e Rio Massueime na Beira Interior Norte e na zona do Fundão.

No dia 12 de Fevereiro de 2005 através de um amigo Fura-trilhos efectuámos um passeio BTT pelas Serras D'aire e Candeeiros.



No dia 24 de Março de 2007 efectuámos o percurso das Cascatas de Vila de Rei com o Grupo Desportivo do Banco de Portugal.


No dia 17 de Novembro de 2007 o percurso da Foz do Cobrão com Grupo Desportivo do Banco de Portugal.


No dia 13 de Janeiro de 2008 efectuámos com a SAL - Sistemas de Ar Livre a Caminhada dos Fortes do Sobral, com José Carlos Calheiros.



No dia 30 de Março de 2009 efectuámos o percurso Évora - Arraiolos - Évora (60 Kms) do antigo ramal Ferroviário de Mora convertido em Ecopista.



No mesmo Alentejo efectuámos a Ecopista do Montado, de Montemor-o-Novo a Torre da Gadanha e regresso em BTT no dia 4 de Abril de 2009.


E a pé desde a Torre da Gadanha até Montemor, no dia 5 de Julho de 2009.


No dia 7 de Agosto de 2009 percorremos de Bicicleta a PR de Almeida a Aldea del Obispo, e regresso a Almeida,  na foto a fronteira entre Portugal e Espanha na Ribeira de Tourões.

No dia 8 de Agosto de 2009, percorremos a ecopista do Sabor, percurso ferroviário reconvertido, no percurso Torre de Moncorvo a Carvalhal, na foto a mina de Ferro ao fundo instalada na colina.



No dia 14 de Novembro de 2009 participámos na Caminhada Organizada pela Junta de Freguesia de Santo Quintino no Sobral de Monte Agraço.


No dia 10 de Outubro de 2010 organizámos a Caminhada da Expo à Povoa de Santa Iria pela Delegação de Lisboa da Associação Espaço Jacobeus pelo Caminho de S. Tiago/Fátima.


No dia 6 de Novembro de 2010 organizámos a Caminhada da Póvoa a Vila Franca pelo Caminho de S.Tiago/Fátima.


No dia 17 de Dezembro de 2010, fomos conferencistas na Juventude da Galiza em Lisboa acerca dos Caminhos de S. Tiago.

No dia 19 de Março de 2011 organizámos uma Caminhada da Sé de Lisboa à Expo pelo Caminho de S.Tiago.



No dia 20 de Março de 2011 efectuámos a subida a pé da Serra de Montejunto por Cabanas de Torres pelo trilho dos ss.


No dia 24 de Junho de 2011 efectuamos o percurso Portela do Homem - Minas dos Carris no Gêres, já com companhia feminina:)


No dia 22 de Setembro de 2011 efectuámos de Bicicleta o troço Guimarães -Fafe- Guimarães do antigo Ramal Ferróviário transformado em Ecopista com companhia também:)


No dia 31 de Outubro de 2011 caminhámos no antigo Ramal Ferroviário do Lena de Serro Ventoso a Porto de Mós com campanhia feminina e familia:)


No dia 19 de Novembro de 2011 participámos na Caminhada organizada pelo Centro Social e Cultural de Aldeia Galega da Mercena, desde Aldeia Galega até ao Convento de Santo António de Charnais com campanhia de familiares:)




No dia 15 de Janeiro de 2012 participámos na rota da água de Monsanto organizada pelo C.I.M.O.
Percurso GPS.



Em 5 de Março de 2012 efectuámos a travessia das Amendoeiras em Flor em B.T.T. com o Clube de Montanhismo da Guarda, a reportagem pode ser vista no blogue TiagussBTT.
Atravessando diversas terras desde a Guarda até Freixo de Espada à Cinta, ao longo de mais de 100 Kms, passando por Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, a aldeia abandonada do Colmeal, a Serra da Marofa, onde se venera Nossa Senhora da Marofa, Barca D´Alva, a Calçada Romana de Alpajares e o Penedo Durão onde se avista o Rio Douro e a Barragem de Saucelhe.








No Dia 25 Março 2012 participámos na Meia Maratona de beneficência do Sobral de Monte Agraço.




No Dia 27 de Maio 2012 participámos na 2ª Maratona BTT Santa Susana e Pobral, da qual o João Pimpão, nosso 1º Conferencista deste ano foi organizador.



No dia 23 de Junho de 2012, organizámos a 1ª Caminhada M.C.P. de Vila Franca de Xira a Azambuja pelo Caminho de Fátima/S. Tiago, participaram 20 Caminheiros.



No dia 15 de Dezembro de 2012, caminhámos nas Minas de São Domingos, e de bicicleta até ao Pomarão, cerca de 17 Kms a sul, término da antiga linha férrea que levava o minério de Cobre da Mina de São Domingos até ao Guadiana.



No dia 2 de Março de 2013 efectuámos a Travessia das Amendoeiras em Flor do Clube de Montanhismo da Guarda desde a Guarda até Escalhão, passando pela ponte antiga de Escalhão sobre a Ribeira de Santa Maria de Aguiar, onde passavam Peregrinos nomeadamente a caminho de Barca D' Alva na direcção de S. Tiago de Compostela. Reportagem no blogue TiagussBTT.

                                            

                   Foto: Ponte sobre a Ribeira de Escalhão usada também pelos Peregrinos a S.Tiago

No dia 27 de Outubro de 2013 e pela primeira vez integrando as Caminhadas da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, organizadas e planeadas pelo nosso Amigo Paulo Nascimento, efectuámos o percurso de Marvão a Portagem, com um troço inicial na PR3 - Marvão a Castelo de Vide. GPS



No dia 2 de Fevereiro de 2014 efectuámos o percurso Santa Eufémia - Capuchos - Santa Eufémia na Serra de Sintra com familiares e recordando os tempos das actividades do Centro de Santo Eugénio.



No Dia 9 de Março de 2014 efectuámos a caminhada em Monsanto da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais. (Foto: Fotógrafo Rui Elias).



No dia 12 de Abril de 2014, na caminhada da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, o percurso Candal - Talasnal - Santuário da Sra. da Piedade pela Levada de São João na PR2 -Lousã.

No dia 17 de Maio de 2014, pelas Caminhadas da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, a caminhada Sintra Litoral, de Azenhas do Mar à Praia da Samarra pela GR11-E9.
Percurso GPS.


No dia 6 de Setembro de 2014, o percurso Cabo Sardão - Lapa das Lombas - Almograve da Rota Vicentina, organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.GPS



No dia 28 de Fevereiro de 2015 participámoa na Travessia da Amendoeira em Flor desde a Guarda até Coriscada, de cerca de 60 Kms.

                                                                  Foto: TiagussBTT

No dia 21 de Março de 2015, pela caminhada da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, o percurso Trilhos do Montado em Arraiolos de cerca de 11 Kms. GPS


No dia 11 de Abril de 2015, a caminhada Encantos de Odeceixe, de Azenha do Mar a Odeceixe, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, de cerca de 9 Kms pela Rota Vicentina.


No dia 14 de Maio de 2015 participámos no 1º Passeio Ciclo-Turístico pelo antigo Concelho dos Olivais em Bicicleta na distância de cerca de 60 Kms.


No dia 13 de Setembro de 2015, a caminhada circular, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, Fragas de São Simão, de cerca de 6 Kms, nas Aldeias do Xisto em Figueiró do Vinhos.


No dia 19 de Setembro de 2015 efectuámos o percurso da PR 7.1 - Sabugal em Sortelha:


No mesmo dia caminhámos até aos Fóios, Nascente do Rio Coa, não sendo uma caminhada grande, cerca de 500m para cada lado, visto termo-nos deslocado de carro, dadas as vistas e a Natureza foi uma Caminhada inesquecível.


No dia 20 de Setembro de 2015 efectuámos a PR7-Sabugal organizada pela Câmara Mucipal do Sabugal, e inserida no contexto da Feira Medieval de Sortelha, onde visitámos as Minas de Urânio da Bica e visível na foto abaixo, visitámos o penedo onde se observavam as incursões do Inimigo.


No dia 27 de Setembro de 2015 participámos no evento anual da Freguesia de Santo Quintino, no Sobral de Monte Agraço, foram 30 Kms de BTT no Oeste.


No dia 24 de Outubro de 2015  participámos na Rota da Biodiversidade organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.


No dia 14 de Novembro de 2015 efectuámos o percurso total da Ecopista do Dão, antigo ramal Ferroviário da Linha da Beira Alta desde Santa Comba Dão a Viseu na distância de 50 Kms.

No dia 22 de Novembro de 2015 efectuámos o percurso Cabo, Santuário de Nossa Senhora de Alcamé, Evoa (Centro de Observação de Aves) e regresso ao Cabo na Lezíria Grande do Tejo, cerca de 30 Kms em BTT.



No dia 5 de Março de 2016 participámos no percurso Grande Rota do Zêzere organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.


No Dia 12 de Março de 2016, de Bicicleta efectuámos o percurso Montijo- Coruche na distância de 106 Kms da Ecopista Lisboa- Badajoz. Foto abaixo próximo de Canha.


No dia 2 de Abril de 2016, no âmbito das Caminhadas da Junta de Freguesia dos Olivais - Lisboa, participámos na caminhada Muros de Sirga do Tejo em Amieira do Tejo, num percurso de 15 Kms.GPS


No dia 3 de Abril efectuámos a rota do Cozido em BTT de cerca de 35 Kms, em Lagoa do Calvo, Poceirão, Palmela, Setúbal.



No dia 9 de Abril de 2016, a 2ª etapa Coruche a Sousel da Ecovia Lisboa a Badajoz em Bicicleta na distância de 127Kms.


No dia 1 de Maio de 2016 efectuámos a caminhada Caminhos do Tejo - Aldeias Avieiras pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais entre Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria, na distância de 6 Kms.


No dia 7 de Maio de 2016 participámos na componente prática da Formação em Pedestrianismo, ministrada por Carlos Costa da CCD-AT.


No dia 8 de Maio de 2016, participámos pela 2ª vez no passeio de Cicloturismo, "pelas Terras do antigo Concelho dos Olivais", na distância de 60 Kms aproximadamente.



No dia 26 de Maio de 2016 efectuámos de BTT  a 3ª Etapa da Ecopista Lisboa -Badajoz, na distância de 100 Kms entre Sousel e Badajoz.





No dia 25 de Junho de 2016 participámos na Caminhada Moinho da Mourisca -Estuário do Sado, 6 Kms pela Junta de Freguesia de Sta. Maria dos Olivais.


No dia 9 de Setembro de 2016, participámos na Caminhada Dunas do Almograve de cerca de 8 Kms, organizada pela Junta de Freguesia de Sta. Maria dos Olivais.


No dia 6 de Novembro de 2016 participámos na Travessia Marvão -Castelo de Vide, na distância de 10 Kms, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.


No dia 8 de Dezembro efectuámos a Caminhada na GR22- Grande Rota das Aldeias Históricas, o  troço Sortelha - Enguias, de cerca de 12 Kms.


No Dia 11 de Dezembro frequentámos a formação de Mecânica de Bicicletas Intermédia por Pedro Capelinha da Cabra Montez



No dia 31 de Dezembro de 2016, efectuámos a pé o troço Sortelha a Urgeira - Aldeia de Santo António da Grande Rota 22- Grande Rota das Aldeias Históricas, de cerca de 11 Kms.



No dia 18 de Fevereiro de 2017 participámos na Caminhada Margens do Rio Sorraia - Coruche, na distância de 8,5 Kms organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.



Nos dias 4 e 5 de Março participámos na Rota da Amendoeira em Flor de BTT organizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, desde a Guarda a Santa Comba (Foz Coa) de cerca de 70 Kms e na Caminhada em Pocinho -  Foz Côa de cerca de 14 Kms organizada pela Rodeiras do Xisto.




No dia 26 de Março de 2017, participámos na 9ª Rota do Cozido da Lagoa do Calvo, Poceirão, Palmela, Setúbal  em BTT .



Nos dias 10 a 13 de Abril de 2017 efectuámos a Volta Norte da GR22, no sentido Sortelha > Castelo Mendo > Castelo Rodrigo> Marialva > Trancoso > Linhares > Belmonte > Sortelha, na distância de 320 Kms, com etapas, Sortelha > Castelo Mendo > Juízo > Linhares > Sortelha.
Foto Abaixo: Serra da Estrela entre Linhares e Vale do Rossim.





No dia 23 Abril de 2017, participámos na Caminhada em Vila Nova de Cerveira, organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com ínicio e fim no Castelinho, passando pela Senhora da Encarnação, de cerca de 8 Kms aprox.


No Dia 7 de Maio de 2017, participámos na Caminhada Margens do Grande Lago de Alqueva, organizada pela Junta de Freguesia dos Olivais.


No Dia 3 de Junho de 2017, participámos na Caminhada Encantos de Odeceixe pela Costa Vicentina, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos  Olivais, desde a Praia do Carvalhal, na foto a Odeceixe.


No dia 25 de Junho participámos na Caminhada ao Pôr do Sol - Guincho pelo Caminho de Santiago, Caminho do Mar, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.

No dia 23 de setembro de 2017 participamos na caminhada Cabo Espichel ao Meco organizada pela junta de freguesia de Santa Maria dos Olivais.

No dia 18 de Novembro de 2017 participamos na caminhada Marvão a Portagem, na distância de 6kms.


No dia 13 de Janeiro de 2018 efectuamos de bicicleta o percurso praia da torre a Algés da ecopista marginal de Oeiras na distância de 15 kms.



No dia 11 de Fevereiro de 2018 efectuamos uma caminhada de 9 kms no Estádio denominado  Nacional, com organização desnível e CCD-AT e Carlos Serra. 



No dia 24 de Fevereiro de 2018, participamos na caminhada Península de Tróia na distância de 10 kms, organizada pela junta de freguesia de santa Maria dos olivais.




No dia 25 de Março de 2018, participamos na caminhada serra de Grândola, na distância de 12 kms, organizada pela junta de freguesia de Santa Maria dos Olivais.





No dia 8 de Abril de 2018, participámos na caminhada organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, na Barragem do Pisão em Beringel, de cerca de 8 kms.


No dia 29 de Abril de 2018 participamos na Caminhada Serra do Louro-Palmela organizada pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais. Foi a nossa 25@ participação.



No dia 20 de Maio de 2018 participámos na Caminhada nos Olhos de Água, Alcanena, Santarém, na distância de 12 Kms, com visita ao Sumidouro da Ribeira de Amiais.



Nos dias 13 a 19 de Junho  de 2018,  percorremos a volta sul da GR22 com inicio em Sortenha e etapas com término em Monsanto, Castelo Novo, Dornelas do Zêzere, Piódão, Sabugueiro, e novamente Sortelha. Na imagem abaixo Piódão.




No Dia 31 de Março de 2019, efectuámos a Caminhada dos Moinhos no Sobral de Monte Agraço, na distância de 12 Kms, ao fundo a elevação da direita, é a Serra do Socorro.
Track GPS



No dia 13 de Abril de 2019, efectuámos a Caminhada pela Arrábida pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, na distância de 8 Kms.
Track GPS


No dia 4 de Maio de 2019, efectuámos a Caminhada de Dornes - Ferreira do Zêzere pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, na distância de 8 Kms.
Track GPS.


No dia 10 de Julho efectuámos a Caminhada Cabeço - Pico das Flores - Zimbralinho - Moreno na Ilha de Porto Santo, arquipélago da Madeira.

Track GPS




No dia 29 de Setembro de 2019 efectuámos a Caminhada circular do Vimeiro - Torres Vedras à Praia de Santa Rita, pela primeira vez com os Trilhos Oeste. Track GPS.



No dia 26 de Outubro de 2019, e pela primeira vez numa actividade da União de Freguesias de Moscavide e Portela de Sacavém, Concelho de Loures, participámos na caminhada, Caminho de Fátima - Minde, na distância de 12 Kms, entre o Covão do Coelho e a Cova de Iria- Santuário de Fátima, pelo caminho do Tejo.



No dia 24 de Novembro de 2019, participámos na Caminhada Trilhos do Suão, com os Trilhos Oeste, na distância de 11 Kms, num trilho circular com ínicio e fim no Reguengo Grande.


No dia 28 de Outubro de 2023, e após uma ausência de quatro anos e meio voltámos às caminhadas pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, desta vez pelas Aldeias do Xisto da região centro, da Aldeia de Cerdeira ao Candal, numa distância de aproxidamente 3 Kms, num dia de alguma chuva.