domingo, 23 de fevereiro de 2014

Caminho do Mar

Car@s Amig@s.

O Caminho do Mar está marcado no terreno e tem ínicio na Igreja de Santo António do Estoril, passa pela Praia do Guincho, Convento dos Capuchos, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Bombarral, Caldas da Rainha, Alcobaça e Fátima.

                                     Igreja de Santo António do Estoril, ínicio do Caminho do Mar

No sítio forum BTT está o Link para o track GPS do caminho do Mar que é sempre uma mais valia em caso de dúvidas na marcação.


                                                    Passeio Marítimo de Estoril a Cascais


                                                      Ecopista junto à Praia do Guincho












1 comentário:

  1. Agradecemos a divulgação do Caminho do Mar. E solicitamos que votem no Orçamento Participativo de Cascais, no projeco OP25 - Criação dum Albergue apra Peregrinos no concelho de Cascais, onde se inicia este Caminho para Fátima e Santiago de Compostela.
    Vá lá.... peguem no telemovel. Vão a mensagens. Seleccionem nova mensagem. Escrevam no texto OP25. Enviem para 4343. Já está. E foi grátis!
    Acabam de votar no Orçamento Participativo de Cascais - Criação dum Albergue para Peregrinos. Somos os proponentes, eu e o Jaime. Ajudem com o vosso voto a cumprir este nosso sonho, que é bom para os Peregrinos e para a economia local. SE CADA UM DE VÓS votar, conseguir que 4 amigos vossos votem, e esses 4 conseguirem que mais 2 votem, seguramente que conseguimos a execução do albergue. Mas se conseguirem mais votos, então temos a certeza do sucesso deste projecto, Obrigada!
    Trata-se dum projecto inserido no Orçamento Participativo de Cascais 2014
    ENVIEM SMS PARA 4343 - ESCREVAM NA MENSAGEM OP25.
    Este é o Projecto:
    UM ALBERGUE PARA PEREGRINOS NO CONCELHO DE CASCAIS PORQUÊ?
    Razões Espirituais – cumprir uma OBRA DE MISERICÓRDIA – DAR POUSADA AOS PEREGRINOS
    Razões Religiosas - PORQUE SE INICIA NO ESTORIL O CAMINHO DE PEREGRINAÇÃO DENOMINADO CAMINHO DO MAR, TOTALMENTE SINALIZADO ATÉ FÁTIMA, PROSSEGUINDO PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA, RECUPERANDO UMA TRADIÇÃO MILENAR.... PEREGRINAR A LUGARES SAGRADOS, ATRAVÉS DE CAMINHOS FORA DE ESTRADA, EM SEGURANÇA, DE FORMA CONTEMPLATIVA, POR LOCALIDADES BONITAS E COM HISTORIA COMO É O CASO DE CASCAIS.
    Razões Históricas e Culturais - O Caminho do Mar foi identificado e sinalizado a partir do registo histórico do Caminho de Santiago. Comprovado pela presença do Mosteiro da Ordem de S. Jerónimo, na Penha Longa, lugar de acolhimento a Peregrinos. O trajecto está identificado na Credencial de Peregrino criada pela Oficina del Peregrino de Compostela e introduzimos o percurso em direcção a Fátima, o Santuário conhecido como Altar do Mundo, onde tantos vamos agradecer à Nossa Mãe do Céu. Atravessa muitas localidades Património Mundial como Sintra, e Alcabaça, outros de grande riqueza histórica evidenciando Mafra, Torres Vedras, Óbidos e ainda Bombarral, Caldas da Rainha, Aljubarrota.
    Razões Sociais - PORQUE VAMOS ATRAIR PARA O NOSSO CONCELHO MILHARES DE PEREGRINOS QUE ATÉ AQUI NÃO OPTAVAM POR ESTE CAMINHO, POR NÃO HAVER ALBERGUES PARA PEREGRINOS. A FÁTIMA CHEGARAM A PÉ MAIS DE 200 MIL PESSOAS E A SANTIAGO QUASE 20.000 PELO CAMINHO PORTUGUÊS, DURANTE 2013. PORQUE AQUELES QUE VÊM DE LONGE PRECISAM DE PERNOITAR NA VÉSPERA DO DIA DE INÍCIO DA SUA PEREGRINAÇÃO. ESTES ALBERGUES TÊM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E UMA MÍSTICA ESPECIAL: SÃO APENAS UTILIZADOS POR PESSOAS, QUE SEJA POR RAZÕES ESPIRITUAIS OU RELIGIOSAS, PROCURAM ESTAR COM QUEM POSSAM PARTILHAR VIVÊNCIAS, CONHECER GENTES DE TODO O MUNDO E QUE TÊM 0BJECTIVOS COMUNS: PROCURAR UM SENTIDO DE VIDA, UM ENCONTRO COM A NATUREZA E UM ENCONTRO CONSIGO PRÓPRIOS E COM DEUS. SÃO LOCAIS ONDE SE VIVE A VERDADEIRA FRATERNIDADE CRISTÃ.
    Razões Economicistas - O ALBERGUE ATRAI PEREGRINOS QUE FAZEM CRESCER A ECONOMIA LOCAL. OS PEREGRINOS, ATRAVESSANDO LOCALIDADES DESERTIFICADAS, TRAZEM VIDA ÀS POPULAÇÕES POR VEZES ENVELHECIDAS E SÓS. OS PEREGRINOS FALAM DO NOSSO CONCELHO A AMIGOS E FAMILIARES E VOLTAM COMO TURISTAS; E PODERÃO TRAZER COM ELES NOVOS PEREGRINOS OU NOVOS TURISTAS. CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO CONCELHO.
    PEREGRINO, DEVOLVE AO CAMINHO O QUE DELE RECEBESTE. SE UM DIA QUERES SER PEREGRINO....
    DIRIGIMO-NOS A TODOS! SEJAM DE CASCAIS OU GOSTEM DE CASCAIS. PASSEM PALAVRA. PEÇAM AOS VOSSOS AMIGOS E FAMILIARES: QUE VOTEM TODOS NA OP25. ENVIEM SMS para 4343. ESCREVE na mensagem OP25. É Grátis!
    http://www.youtube.com/watch?v=ENa3yHsttmg&list=UUMP3f-l2VKJ2aoYjoTUKAUw

    ResponderEliminar